Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

domingo, 7 de outubro de 2007

CIENTISTAS DESCOBREM FUNÇÃO DO APÊNDICE


Imunologistas norte-americanos avançam uma nova teoria para a função do apêndice: o órgão será uma espécie de armazém de boas bactérias que ajudam a proteger o sistema digestivo
A teoria é avançada no Journal of Theoretical Biology e defende que o apêndice é produtor e armazenador de boas bactérias que ajudam à protecção imunológica do sistema digestivo.
Em caso de infecção ou morte da flora intestinal, o apêndice liberta no sistema uma nova dose de boas bactérias, que eliminam agentes infecciosos.
No entanto, um dos autores do estudo, o professor Bill Parker da Universidade Duke, afirma que o apêndice será uma herança dos tempos em que o Homem não tinha um sistema imunitário tão desenvolvido nem dispunha das condições de higiene actualmente existentes, pelo que hoje é um órgão mais incómodo que necessário.
Só nos Estados Unidos da América, os apêndices inflamados causam 300 a 400 mortes anuais.
SOL com agências

Sem comentários: