Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ENCONTRO BRASIL ÍNDIA E ÁFRICA DO SUL


Líderes do Brasil, Índia e África do Sul reuniram-se em cimeira em Pretória
Os líderes de três das maiores economias emergentes - África do Sul, Brasil e Índia- estiveram reunidos esta quarta-feira, na capital sul-africana, Pretória, para impulsionar a aliança entre os três países.
A cooperação nos sectores energético, da exploração de recursos e do comércio mundial estiveram na agenda da Cimeira do Ibas, que inclui o Brasil, África do Sul e Índia.

A segunda reunião de cúpula do grupo Ibas - formado por Brasil, Índia e África do Sul - terminou nesta quarta-feira com a divulgação de um documento de 52 pontos, com propostas que incluem a possível criação de um mercado comum envolvendo o Mercosul, a Índia e a Sacu (bloco comercial do qual a África do Sul faz parte juntamente com Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia).

Sem comentários: