Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A PAZ É POSSÍVEL


Relendo Eduardo Galeano, ocorre-me perguntar aos donos da América e do resto do Mundo:
Porquê que os donos do mundo estão a transformá-lo num matadouro e num manicómio?
Porquê que uma sociedade tão livre, como a americana, tem a maior quantidade de presos do mundo?
Porquê que os senhores, ameaçados por inimigos terroristas, como o Iraque, o Irão e a Líbia, votaram junto com o Iraque, o Irão e a Líbia contra a criação do Tribunal Penal Internacional, criado para castigar o terrorismo?
Porquê que aqueles que aí governam, falam sempre de paz, se são os fornecedores da metade do armamento que alimenta as guerras que habitam todos os continentes?
Porquê que os senhores que têm aí, tão perto,uma ilha onde estão à vista os horrores do inferno comunista, não organizam excursões ao invés de proibir as viagens?
Porquê que os cárceres estão cheios de drogados e vazios de banqueiros lavadores de narcodólares?
Porquê que os que aí governam falam sempre do futuro do mundo, enquanto esse país gera a metade da poluição que está a acabar com o futuro do mundo?
Porquê que nos obrigam a aceitar a ideia que este mundo enamorado da morte é o único mundo possível?

Sem comentários: