Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

TRIGO: A MAIOR BAIXA DOS ÚLTIMOS 22 ANOS


Em Portugal,e noutros países europeus e, muito recentemente, em Moçambique o preço do pão aumentou o que provocou a ira das pessoas economicamente mais débeis. Segundo o Jornal de Negócios,a Bolsa de Chicago registou a maior queda dos últimos 22 anos!

"Um dia após ter atingido o valor mais elevado de sempre, ao negociar acima dos 12 dólares por alqueire, o preço do trigo registou a maior queda dos últimos 22 anos para os 10,7 dólares por alqueire. O mercado espera que os agricultores aproveitem a alta do preços para aumentar as plantações de trigo.
Os agricultores vão aumentar as plantações devido à subida dos preços", disse uma analista do Barclays Capital citado pela Bloomberg. "A oferta deverá aumentar depois do verão e pressionar os preços", acrescentou a mesma analista.
Na bolsa de Chicago, o preço do trigo caiu 11,1% para os 10,795 dólares por alqueire. Ontem, o preço desta matéria-prima negociou acima dos 12 dólares por alqueire, o valor mais elevado de sempre." Confira
aqui
Apostila: Entretanto, os especuladores já invadiram as bolsas e, a tendência, é reverter a situação a seu favor
Leia aqui e aqui

2 comentários:

Ivone Soares disse...

Acompanhei esta situação na RPT Internacional. Já há aumento do preço do pão em Portugal. Será que também terão aconselhamento do Governo para passar a comer mandioca?

AGRY disse...

Bem, por aqui o populismo ainda não rompeu determinadas barreiras, por enquanto.
Noutros campos, a falta de pudor é, igualmente, preocupante.
Abraço
Agry