Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A NOVA FACE DA FOME


Durante uma deslocação ao principal mercado de cereais na capital etíope, Adis Abeba, a directora do PAM, Josette Sheeran, testemunhou as dificuldades que observou:
"Estamos a assistir ao que chamamos a nova face da fome, em que há comida disponível que as pessoas não podem porém comprar", disse ela.
"Queremos muito ajudar a encontrar formas de assegurar que mais alimentos sejam canalizados para os sistemas de fornecimento, de maneira a que estes possam ser mais baratos", rematou a directora do PAM, presenciando na Etiópia o efeito do aumento dos preços dos produtos alimentares.
Entretanto também na capital etíope, ministros africanos das Finanças advertiram contra um aumento da procura interna de petróleo que, segundo eles, poderá levar a um aumento dos preços dos países produtores.
Os ministros apelaram igualmente "à procura de fontes de energias alternativas".
O chefe da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Abdoulie Janneh, recomendou que o continente africano aumentasse a sua produção alimentar e criasse um Fundo Africano de Petróleo, destinado a ajudar os países africanos importadores com fracos recursos.Confira aqui

Sem comentários: