Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 30 de maio de 2008

SOLUÇÃO DE PAZ GLOBAL NO MÉDIO ORIENTE?


Uma paz é acenada no Líbano. Um novo presidente tomou posse, após seis meses de vazio de poder. Israel, por intermédio da Turquia, acena em devolver aos sírios as estratégicas colinas de Golã. O Hezbolláh volta ao governo libanês com o dobro de ministros que tinha antes de deixar o governo e com poder de veto. Por fim, fala-se em troca de prisioneiros entre o grupo e Israel. O que esta mesmo ocorrendo?
O que tudo isso tem a ver na atual conjuntura? E os acordos de paz com o palestinos, vão ocorrer mesmo até o final do ano, quando termina o mandato do presidente George W. Bush? Israel devolve Golã aos sírios? Em troca do que mesmo? O general Michel Suleiman vai conseguir conciliar facções tão antagônicas no Líbano e presidir mesmo o seu país?
o desgaste de Israel em manter a colonização de Golã cresce a cada dia. Não só é dispendioso manter essas colinas, mas há um desgaste político, pelo fato que tecnicamente o país mantém-se em “guerra” com a vizinha Síria há 60 anos. Confira aqui.

Sem comentários: