Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 1 de maio de 2008

A TERAPIA DO CHOQUE


"A América Latina tem que mostrar ao mundo as conseqüências dos programas económicos neoliberais aplicados na região", disse Naomi Klein, durante a apresentação de seu livro The Shock Doctrine: The Rise of Disaster Capitalism (A doutrina do choque: O auge do capitalismo do desastre, em tradução livre), na Feira do Livro de Buenos Aires.
A jornalista canadiana e militante da corrente contra a globalização neoliberal é uma das teóricas do movimento surgido em Seattle, em 1999.
Em Buenos Aires, Klein afirmou que o seu novo livro – no qual contrapõe, com factos e documentos, os postulados do guru neoliberal Milton Friedman e de seus "Chicago's Boys" – "não poderia ter sido escrito se eu não tivesse vivido em Buenos Aires durante a crise" posterior à queda do governo de Fernando de la Rúa, em dezembro de 2001. Para a autora, que viveu um ano na Argentina a partir de 2002, foi decisivo ver como, em um momento de comoção política, social e econômica, se activou em muitos argentinos "a memória histórica de resistir a todas as tentativas das crises" da mão de postulados neoliberais.

Neste livro, Naomi Klein,estabelece a relação entre o uso de choques elétricos em indivíduos e a teoria dos "choques" econômicos.
Durante a Feira do Livro em Buenos Aires, apresentou um vídeo sobre a pesquisa que originou o seu livro: "Teoria dos choques é uma filosofia que sustenta que a melhor maneira, a melhor oportunidade para impor as idéias radicais do livre-mercado, é no período subseqüente ao de um grande choque" . É um vídeo interessante e enriquecedor. Não recomendável a cidadãos conservadores, e/ou muito susceptíveis



4 comentários:

Sanpadjud disse...

Muito interessante este post. Aliás o blog todo hehehe.
Outro post que me interessou foi o relativo a África pela enésima vez um tabuleiro de jogo...
Abraço daqui de Cabo Verde

AGRY disse...

Fiz uma viagem de reconhecimento. Regressarei,seguramente
Abraço

Anita's disse...

ESte foi, sem duvida, um ~dos blogs mais interessantes q ja visitei.

Querem ir ao meu?

http://anitanosupermercado.vox.com/

Fiquei com vontade de ser uma espécie de Ribin dos Bosques para "roubar" algum material que os meus amigos possam ver no meu blog. Um abraço.

AGRY disse...

Visitei o seu espaço mas, infelizmente para mim, não consegui enviar um comentário.
A única forma seria, talvez, enviar um mail. Voltarei a insistir