Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A CADA 24 HORAS MORREM DE FOME 100 MIL PESSOAS

Frei Betto, enunciou há dias uma verdade dura como punhos: “A cada 24 horas morrem de fome no mundo 100 mil pessoas, entre as quais 30 mil crianças com menos de 5 anos de idade. No dia 11 de Setembro, o derrube das torres gémeas de Nova Iorque completará sete anos. Houve imensa comoção in
Frei Betto, enunciou há dias uma verdade dura como punhos: “A cada 24 horas morrem de fome no mundo 100 mil pessoas, entre as quais 30 mil crianças com menos de 5 anos de idade. No dia 11 de Setembro, o derrube das torres gémeas de Nova Iorque completará sete anos. Houve imensa comoção internacional. A cada dia a fome faz desabar 10 torres gémeas repletas de crianças. Ninguém chora nem se comove. Porquê?»
Como afirma ainda Frei Betto, “o velho Marx tinha razão: ainda não saímos da pré-história da humanidade. Somos 6,1 mil milhões de habitantes nesta nave espacial chamada Terra, dos quais 4 mil milhões vivem abaixo da linha da pobreza».
Leia, uma postagem sobre a globalização da pobreza, aqui

1 comentário:

estrelalunar disse...

ACHEI MUITO INTERRESANTE ESTA NOTÍCIA MAS NOS PAÍSES DE MAIS FOME POR VEZES SÃO OS DE MAIS RECURSOS,COMO OURO OU PETRÓLEO ENQUANTO OS GOVERNANTES OLHAREM SÓ PARA O SEUS UMBIGOS A FOME CONTINUARÁ. LUTAM PELA SOBREVIVENÇIA COM TANTA RIQUESA DE BAIXO DOS SEUS PRÓPRIOS PÉS.MAS ENQUANTO HOUVER PESSOAS PARA DENÚNCIAR PODE SER QUE OS SRS. PODEROSOS GANHEM UM POUCO DE REMORSOS E FAÇAM ALGUMA COISA.