Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL ANUNCIA PACOTE PARA COMBATER A FOME

O Programa Alimentar Mundial, PAM, anunciou esta terça-feira um pacote de US$214 milhões para combater a fome em 16 países e territórios, a maioria em África.
Moçambique é um dos países incluídos nesta lista do PAM.
Segundo o PAM, este grupo regista situações de fome mas a crise dos alimentos e dos combustíveis pode agravar ainda mais a situação, considerada de alto risco.
Segundo o PAM, quase mil milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam dificuldades na sua sobrevivência diária.
A chefe da unidade de avaliações, monitoria e análise de vulnerabilidades do PAM em Moçambique, Nadia Vaz, falou à Rádio ONU, a partir de Maputo, sobre as causas da fome no país.
"Nós temos registado, em comparação com o ano passado, que os preços subiram até 100%em relação a Agosto de 2007. Portanto, isso é uma subida bastante acentuada para qualquer pessoa. Principalmente para as famílias de menor rendimento nas áreas urbanas," disse.
De acordo com a directora-executiva do PAM, Josette Sheeran, é essencial lançar novas respostas para combater a crise alimentar.
Dos 16 países e territórios identificados pelo PAM, mais de metade encontram-se em África.
Na conferência sobre segurança alimentar que teve lugar em Junho em Roma, o PAM anunciou um pacote de US$1,2 mil milhões de auxílio para 62 países atingidos pela alta nos preços dos alimentos.Confira aqui

Sem comentários: