Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 6 de dezembro de 2008

O OBSTINADO AUTORITARISMO

Cada vez se torna mais desagradável viver em Portugal. A cultura do autoritarismo, marcada por três séculos de pavor instilado pela Inquisição, e por cinquenta anos de fascismo paroquial, parece ter-nos estigmatizado. Definitivamente?
A obstinação governamental em não escutar as milhares e milhares de vozes protestatárias revela, não o autismo, mas a soberba de quem se julga detentor de todos os direitos, pela circunstância, meramente fortuita, de dispor de maioria absoluta.
Maioria absoluta não significa, em democracia, absolutismo nas decisões. Ouvir o "outro", neste caso os "outros", faz parte do xadrez que possibilita todas as formas de soluções. José Sócrates não respeita, porque não aceita, essas regras basilares
Pode-se governar sem maiorias absolutas? Claro que pode. Há numerosos exemplos por essa Europa fora. A questão é a de saber gerir, democraticamente, humanamente, a ordem dos interesses, a importância dos princípios e a grandeza dos valores.
Viver em Portugal é triste, fatal e desagradável. Nunca sabemos o que vai suceder amanhã, e receamos sempre que os acontecimentos de amanhã serão muito mais deletérios e contundentes do que os de hoje.
Excertos de um texto de Baptista Bastos que pode ser lido
aqui

Sem comentários: