Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 10 de janeiro de 2009

"AS BOAS PRÁTICAS" DOS MÉDIA SOBRE O MÉDIO ORIENTE


1) No Oriente Médio são sempre os Árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se represália.
2) Os árabes, palestinos ou libaneses não tem o direito de matar civis. Isso se chama "terrorismo".
3) Israel tem o direito de matar civis. Isso se chama "legitima defesa".
4) Quando Israel mata civis em massa, as potencias ocidentais pedem que seja mais comedida. Isso se chama "Reação da Comunidade Internacional".
5) Os palestinos e os libaneses não tem o direito de capturar soldados de Israel dentro de instalações militares com sentinelas e postos de combate. Isto se chama "Sequestro de pessoas indefesas."
6) Israel tem o direito de seqüestrar a qualquer hora e em qualquer lugar quantos palestinos e libaneses desejar. Atualmente são mais de 10 mil, 300 dos quais são crianças e mil são mulheres. Não é necessária qualquer prova de culpabilidade. Israel tem o direito de manter seqüestrados presos indefinidamente, mesmo que sejam autoridades eleitas democraticamente pelos palestinos. Isto se chama "Prisão de terroristas".
7) Quando se menciona a palavra "Hezbollah", é obrigatória a mesma frase conter a expressão "apoiado e financiado pela Síria e pelo Irã".
8) Quando se menciona "Israel", é proibida qualquer menção à expressão "apoiada e financiada pelos EUA". Isto pode dar a impressão de que o conflito é desigual e que Israel não está em perigo de existência.
9) Quando se referir a Israel, são proibidas as expressões "Territórios ocupados", "Resoluções da ONU", "Violações dos Direitos Humanos" ou "Convenção de Genebra".
10) Tanto os palestinos quanto os libaneses são sempre "covardes", que se escondem entre a população civil, que "não os quer". Se eles dormem em suas casas, com suas famílias, a isso se dá o nome de "Covardia". Israel tem o direito de aniquilar com bombas e mísseis os bairros onde eles estão dormindo. Isso se chama Ação Cirúrgica de Alta Precisão".
11) Os israelenses falam melhor o inglês, o francês, o espanhol e o português que os árabes. Por isso eles e os que os apóiam devem ser mais entrevistados e ter mais oportunidades do que os árabes para explicar as presentes Regras de Redação (de 1 a 10) ao grande público. Isso se chama "Neutralidade jornalística".
12) Todas as pessoas que não estão de acordo com as Regras de Redação acima expostas são "Terroristas anti-semitas de Alta Perigosidade".

O texto encontra-se em Pravda.ru.

2 comentários:

**Viver a Alma** disse...

Salvé!
penso que se deve colocar nas pessoas - e os blogs podem e devem ter essa função - que ser PACIFISTA, é aproximar-se do outro e reconhecer os seus direitos, como indivíduos livres sem ambições de quererem sempre mais,e mais,e mais e deixarem-se corromper por falsas questões religiosas ou territoriais, ou o que for.Sabe-se e não é de agora, que o homem mata, por DINHEIRO E RELIGIÃO e as vertentes destes 2 produtos sempre "vendáveis" e onde "OS MEIOS JUSTIFICAM SEMPRE OS FINS", chagamos como um click, á AMBIÇÃO, PODER. Posto isto,ninguém deve "lutar" pela PAZ, mas sim, actuar, fazer algo positivo por ela! Nem que seja num blog...avibração propaga-se! Não devemos tomar partidos, mas sim, alertar CONSCIÊNCIAS! nÃO DEVEMOSINDUZZR OUTROS EM ERRO! devemos ser IMPARCIAIS E FAZER A NOSSA PARTE! - positivamente.
Acho que concorda comigo.
Como passou pelo meu blog uma ou duas vezes, gostaria muito que fosse lá ver o que lhe dedico assim como todos/As que até á data psaram por la e não importa se assiduamente ou não.As "impressões digitais a alam", ficaram lá impressas.
Grata por este e outros momentos.
Sempre..
MAriz

Anónimo disse...

Olá navegador solidário

A guerra israelo-palestiniana não tem desculpa até porque ela não é israelo-palestiniana, ela é israelita pura e simplesmente.

São apenas eles e só eles que fazem a guerra, eles têm as armas, têm os reservistas, têm os meios, as infra-estruturas, os poderosos do mundo e os média como neste post é bem explicito.

Os poderosos do mundo não sabem, nem querem saber e esforçam-se cada vez mais por não abrir a boca sobre as atrocidades cometidas contra o povo palestiniano empurrado para lá dos muros, entalado dentro da muralha que viram impavidamente ser contruída pelos israelitas.

Quem são portanto os terroristas? Para nós anónimos no meio dos civis e, igualmente, inocentes não há dúvidas sobre a resposta!

Resta-nos não nos calarmos contra as atrocidades cometidas. Parabéns por isso.