Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 24 de janeiro de 2009

CAPTURADO O GENERAL LAURENT NKUNDA

O general Laurent Nkunda foi capturado. O líder rebelde do Conselho Nacional para a Defesa do Povo foi detido depois de ter tentado resistir a uma operação conjunta dos exércitos da Republica Democrática do Congo e do Ruanda.
As forças rebeldes Tutsis encontravam-se em Bunangana e foram obrigadas a retirar-se depois dos antigos aliados do Ruanda terem reforçado as forças armadas congolesas, numa operação iniciada no dia 20.
Nkunda encontra-se detido no Ruanda num local secreto e deverá ser extraditado para o país vizinho.
O general comandava o movimento desde 2004 e justificava as acções armadas com a necessidade de proteger a comunidade Tutsi de rebeldes Hutus baseados na República Democrática do Congo que, apesar das promessas, Kinshasa nunca desarmou.
Recentemente, vários líderes militares, incluindo o general Bosco "Terminator" Ntaganda, procurado por crimes de guerra pelo TPI, anunciaram o fim das hostilidades com Joseph Kabila. A semana passada, Ntaganda afirmou ter derrubado Nkunda como líder dos rebeldes.
Confira aqui e aqui e veja o vídeo aqui
IMAGEM DAQUI

Sem comentários: