Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O PODER E A AMNÉSIA HISTÓRICA

"Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que, quem quiser, vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui." (Salgueiro Maia na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, na madrugada de 25 de Abril de 74)
Em 1992, Cavaco Silva "primeiro-ministro de Portugal concedeu pensões, por serviços relevantes prestados ao país" a dois inspectores da PIDE (António Augusto Bernardo e Óscar Cardoso) Um deles estava entre os que fizeram fogo sobre a multidão que estava na rua António Maria Cardoso - causando os únicos mortos da revolução dos cravos!
Quatro anos antes,
Salgueiro Maia solicitou ao governo uma pensão "por serviços excepcionais prestados ao país". Cavaco Silva nunca homologou o parecer (favorável) do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República sobre este pedido!

Sem comentários: