Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A PROPÓSITO DO PERCURSO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E PERSONALIDADE DE MONDLANE.

O alarido em torno da intervenção do historiador e ex-embaixador português em Pequim, José Duarte de Jesus, produzida em Maputo, já atravessou as fronteiras da pequenez ideológica
Foi, também, o pretexto para análises apressadas e de uma ferocidade anti-comunista mal contida . Proporcionou, igualmente, mais uma tentativa para o acertar de contas no plano interno. São os defensores da interpretação heróica da história!
Depois, soltam-se expressões e aguarda-se que elas sobrevivam e adquiram vida própria. Não teria sido essa a intenção do historiador mas há sempre alguém à procura de “deixas”!
Sugere-se, num puro exercício de futurologia, que Eduardo Mondlane jamais seria um ditador.
Evoca-se o idealismo, através de Hegel, a incompatibilidade da antropologia com o marxismo e, por lapso (?) não se teria afirmado que tudo isto estaria inscrito no ADN do primeiro presidente da FRELIMO.
O grande homem – diz-nos Seligman – influi na sociedade unicamente quando esta está preparada para o receber. Se a sociedade não está preparada para ele, não lhe chamamos um grande homem mas um visionário ou um fracassado

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