Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 25 de julho de 2007

CABO VERDE E A FREEDOM HOUSE


Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde é o país mais livre em termos de direitos políticos e liberdades civis na África Subsariana, de acordo com relatório anual da Freedom House (FH), organismo norte- americano que monitora a liberdade no mundo, divulgado recentemente.
Segundo o relatório da Freedom House, nos requisitos referentes aos direitos políticos e liberdades civis, Cabo Verde surge, mais uma vez, como o único país africano com a pontuação máxima (1,0), integrando o grupo de países livres do mundo nessas áreas.
Cabo Verde aparece à frente do Gana e das ilhas Maurícias, classificados com a mesma pontuação a nível dos referidos requisitos na lista (1,0 para os direitos políticos e 2,0 para as liberdades civis).
Relativamente à liberdade de imprensa, a Freedom House integrou, igualmente, Cabo Verde na lista dos países livres do mundo, atribuindo-lhe 29 pontos.
A nível africano, no entanto, outros países estão em melhor posição do que Cabo Verde, como o Mali, que encabeça a classificação com 24 pontos à semelhança dos últimos anos, o Gana, as ilhas Maurícias e África do Sul.
No ano passado, Cabo Verde já tinha sido classificado com a pontuação máxima entre os países mais livres do continente africano.

Sem comentários: