O CARÁCTER BELICISTA E O DESRESPEITO PELO DIREITO INTERNACIONAL
Responsável por muitas dezenas de golpes de Estado na América Latina e noutras partes do globo, os campeões da democracia têm, nos últimos anos, sido desmistificados em toda a parte. Às inúmeras tentativas de assassinato de Fidel de Castro, junta-se agora esta denúncia do envolvimento americano no derrube de Goulart
É a lei da selva a subordinar a acção dos sucessivos governos americanos.
"Família do ex-presidente Goulart quer processar EUA por golpe de estado de 1964
A família do antigo presidente brasileiro João Goulart interpôs uma acção na Justiça para que seja reconhecida a responsabilidade do governo norte-americano no golpe de Estado que o depôs, noticiou hoje o diário O Globo
Os filhos do ex-presidente, que governou o Brasil entre 1961 e 1964 e morreu no exílio em 1976, afirmaram ao jornal que querem «provar que houve uma intervenção dos Estados Unidos, através da ajuda financeira prestada pela CIA aos militares brasileiros» para depor o governo de João Goulart.
Na acção interposta na Justiça, os dois familiares reclamam ainda indemnizações no valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).
A acção foi interposta em 2003 pela viúva do ex-presidente, que se baseou nas declarações de um antigo embaixador norte-americano no Brasil na década de 1960, o qual reconheceu, num livro publicado em 2002, a responsabilidade da CIA no financiamento dos opositores de Goulart.
Em Março de 1964, o comandante do exército do estado de Minas Gerais, um dos principais opositores do presidente, mobilizou as tropas até ao Rio de Janeiro e concretizou um golpe de Estado.
O presidente dos EUA da altura, Lyndon Johnson, reconheceu a legitimidade do governo que substituiu o de Goulart, que veio a morrer no exílio, 12 anos depois."
Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário