Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ANGOLA: JORNALISTA DETIDO NO NAMIBE


O jornalista angolano Armando Chikoca, preso na semana passada na província do Namibe, será submetido a um julgamento sumário dentro de dias revelou hoje fonte da polícia local.
Armando Chikoca é acusado de prática de crime de incitação à desobediência e violência e foi detido quando fazia a cobertura de uma manifestação de vendedores com intervenção policial num mercado da cidade do Namibe.
"O jornalista está detido por ordem do Ministério Público para efeitos de julgamento sumário, acusado de ter cometido o presumível crime de incitação à desobediência e a violência",.
O advogado David Mendes considerou entretanto ilegal a prisão do jornalista por ter sido feita fora de flagrante delito.
A Eclésia, em comunicado assinado pela direcção da estação radiofónica, pede ao Ministério do Interior e ao comando-geral da Polícia Nacional que expliquem com detalhe a razão para a prisão do seu correspondente no Namibe.

Sem comentários: