Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ORIGEM E CAUSA DO SUBDESENVOLVIMENTO


EM NOME DA TERAPÊUTICA DA MEMÓRIA
A propósito dum comentário que fiz num Blog, ocorreu-me transferir para aqui Paul M. Sweezy.
“A primeira acumulação de capital teve lugar principalmente à custa do que hoje se designa com o nome de países do Terceiro Mundo (apesar de hoje, digo eu, se empregar o eufemismo de países em desenvolvimento).
As riquezas foram transferidas daí para a Europa, provendo-a do capital necessário para que se realizasse o famoso “take off” económico. Mas houve algo mais que a simples transferência das riquezas que já se haviam criado, porque os conquistadores destruíram as antigas sociedades da Ásia, África e América Latina e reorganizaram-nas para que produzissem um fluxo contínuo de riquezas destinadas à Europa dos séculos posteriores. Foi este processo que produziu o sub-desenvolvimento do Terceiro Mundo no sentido que hoje em dia conhecemos. O desenvolvimento da Europa ( e das regiões do ultramar povoadas por europeus), foi portanto acompanhado pelo sub- desenvolvimento no resto do total do sistema capitalista. Os dois, desenvolvimento num pólo e sub-desenvolvimento no outro, foram precisamente partes integrantes dum mesmo sistema histórico.

3 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Paul M. Sweezy, Paul Baran, M. Dobb... Estão muito esquecidos!
Abraço

AGRY disse...

Charles Betelheim, também! Estão "esquecidos" sobretudo por quem não os conhece.
Abraço

Rosalia de Fatima disse...

qual e o livro que foi buscar para este artigo ?