Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

BLOQUEIO A GAZA É CRIME CONTRA A HUMANIDADE


O Conselho Português para a Paz e Cooperação condena firmemente o bloqueio imposto pelo Governo e Exercito Israelitas à Faixa de Gaza e considera que tal acto constitui um claro e inequívoco crime contra a humanidade, aliás como já veio afirmar o Relator Especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinianos, o Prof. John Dugard.

É preciso não esquecer que a Faixa de Gaza é um território totalmente controlado e cercado por Israel, e que a vida dos seus habitantes se degrada de dia para dia. Israel controla o espaço aéreo, fronteiras e águas territoriais, controla o registo de população, o sistema fiscal, o fornecimento de bens de todo o tipo, a liberdade de movimentos e o acesso a cuidados de saúde. A entrada e saída de pessoas e bens é totalmente controlada por Israel, vivendo-se neste momento uma situação de completo cerco.
Falamos pois da maior prisão do mundo.

Nesta ocasião o CPPC reafirma a sua solidariedade às organizações palestinianas e israelitas que no próximo sábado, dia 26, realizarão manifestações em Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia, exigindo o levantamento do Bloqueio a Gaza, assim demonstrando que a convivência é possível e que não existem contradições inultrapassáveis entre os respectivos povos.

1 comentário:

ppaul2006 disse...

Muito bem.
Israel deve continuar a levar com os Qassam e a fornecer energia...,e outros bens a Gaza.
Assim é que é.

Esse comunicado do conselho para a Paz e Cooperação só tem um problema.

Exige que Israel trate de forma humanitária os palestinos mas aos palestinos não é exigido que parem de atirar Qassams contra populações civis.

Se bloquear electricidade viola as convenções de Genebra atirar Rockets contra populações civis também viola as mesmas leis mas no comunicado só se fala de Israel.
Porquê ?

O comunicado parece gato com o rabo de fora.

Num conflito em que AMBAS as partes violam as leis da guerra só são denunciadas as judiciarias do estado judeu.

Porquê ?

Porquê dois pesos, duas medidas , uma para os palestinos e outra para os Israelitas ?

Antisemitismo , hostilidade ao Judeu já cheira mal, sinceramente.