Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

DIA DO HOLOCAUSTO CELEBRADO EM TODO O MUNDO


Cerimônias aconteceram em várias partes do mundo, neste domingo, para marcar o Dia Mundial da Lembrança do Holocausto, no aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 27 de janeiro de 1945.
Sobreviventes de Auschwitz celebraram perto do local onde ficavam as câmaras de gás nazistas que mataram centenas de milhares de pessoas, principalmente judeus.
Na Grã-Bretanha, integrantes do Conselho Muçulmano puseram fim a um boicote às celebrações, já que agora outros genocídios recentes também são lembrados nesta data, e se uniram a representantes de outras religiões na cerimônia nacional do Holocausto, em Liverpool.
Luís Campos Ferreira e João Soares, que integram a associação de parlamentares europeus Deputados pela Paz, participaram hoje nas comemorações dos 63 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polónia

Sem comentários: