Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

ÁFRICA CONTINENTE ESTÁVEL E PRÓSPERO ATÉ 2030


A África pode- se converter num continente estável e próspero em 2030, quando sua população alcançar 1,5 bilhão de habitantes, indica um relatório de especialistas encomendado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Este documento de 60 páginas intitulado "Investir no futuro da África" é o resultado de um estudo realizado por um comitê de especialistas, dirigido pelo ex-presidente de Moçambique, Joachim Chissano, e o ex-primeiro-ministro canandense Paul Martin.
Entre seus autores, um total de 30, também figura Joseph Stigliz, prêmio Nobel de Economia.
"Sua população jovem e em pleno crescimento e seus abundantes recursos naturais dão à África a possibilidade de se converter num continente cheio de promessas para milhões de pessoas", afirma o estudo.
O documento assegura que, para conseguir esses objetivos, é necessária uma integração maior do continente e os autores exigiram que o BAD se esforce para "reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento".
Segundo um balanço publicado na terça-feira pelo BAD, a economia na África registrou um ritmo de crescimento constante, com uma taxa média de 6,5% em 2007, com relação aos 5,4% de 2006. Mas 300 milhões de africanos vivem ainda com menos de um dólar por dia. Confira aqui
É pouco, muito pouco, para curiosos ou especialistas se poderem pronunciar sobre uma noticia tão vaga. No entanto, sempre me decidi por transportar, para aqui, as palavras, sempre actuais de quem aprofundava as coisas até à exaustão:
Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo (Karl Marx.)

Sem comentários: