Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 26 de janeiro de 2008

ONDE VOCÊ GUARDA O SEU RACISMO?



A Campanha “Onde Você Guarda o Seu Racismo?” é realizada pelos Diálogos Contra o Racismo, iniciativa que reúne mais de 40 instituições da sociedade civil na luta pela união de pensamentos voltados para a igualdade racial no Brasil.
A Campanha “Onde Você Guarda o Seu Racismo?” nasceu de uma provocação antiga que activistas do movimento negro têm feito para organizações da sociedade civil, envolvidas na luta contra a discriminação e a exclusão social: “o Brasil é o único país no mundo em que não se constituiu um setor anti-racista que não seja negro. A campanha representa um momento de manifestação pública do setor não negro, um posicionamento político efetiva e explicitamente anti-racista”. (Sueli Carneiro, filósofa, coordenadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra)
Por que uma campanha contra o racismo?
Pela razão mais óbvia. O racismo existe, faz mal e se manifesta de diferentes formas. Às vezes são atitudes discretas, subtis, quase imperceptíveis. Outras vezes são agressões, presentes em um olhar, um comentário, uma “piada” ou uma reação física.
O Brasil é o maior país do mundo em população afrodescendente, fora do continente africano.
O Brasil foi o último país a abolir a escravidão negra.
Foi também o país que mais importou africanos para serem escravizados: 4 milhões de pessoas.
FONTE:Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)

Sem comentários: