Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

REVOLTA POPULAR EM MAPUTO


Parece haver uma revolta popular em certos bairros periféricos da cidade de Maputo devido ao aumento das tarifas. Cidadãos por mim ouvidos disseram-me que em certas zonas os chapistas não circulam com receio dos habitantes, havendo mesmo zonas com barreiras erguidas. Esta manhã um carro com polícias armados foi visto a dirigir-se para a zona de Malhazine. Tudo leva a crer que há uma relação do fenómeno com o aumento das novas tarifas, em vigor desde hoje.Acompanhe no Diário de um Sociólogo.

Recordo uma entrevista que me concedeu o autor do Diário de um Sociólogo
3. Quais as motivações que o conduziram à criação de um blog?
Descobri (tardiamente) que poderia transformar o blogue num veículo de crítica social instantânea, numa espécie de sociologia de intervenção rápida, em algo que poderia tentar partilhar com muitas pessoas de forma imediata, quase táctil. Por hipótese, as futuras revoluções sociais começarão nos blogues, não nas fábricas, nas praças ou nos campos.

2 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ui Agry

Espero que não esteja contra a revolta do povo! Lutar faz bem... :)

AGRY disse...

Desculpe, mas há situações que não dá mesmo para brincar! Do que me conhece não dá para entender que jamais me colocarei do lado dos Poderosos?