Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 21 de maio de 2008

VIOLÊNCIA XENÓFOBA NA ÁFRICA DO SUL



A violência xenófoba na África do Sul cresce de intensidade!
Foram assassinadas 24 pessoas nos subúrbios pobres de Joanesburgo. Entre as vítimas mortais estão seis moçambicanos. As agressões contra imigrantes de Moçambique e Zimbabué são rotina dos bandos organizados há mais de uma semana.
Segundo um dos membros do Congresso Nacional Africano (ANC),Mbhazima Shilowa, a hipótese de mobilizar o Exército não pode ser descartada.
"A situação é grave e temos de intervir com rigor", disse Mbhazima Shilowa. Enquanto a decisão não é tomada, o governo tenta amenizar a tensão com o envio de reforços policiais para as áreas que concentram os maiores focos de violência.
A violência contra os estrangeiros já se espalhou para outras quatro áreas de Johanesburgo.
Estima-se que 13 mil imigrantes tenham fugido de suas casas com medo de represálias.
Veja imagens aqui .

Sem comentários: