Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

segunda-feira, 16 de junho de 2008

EM CONVERSA COM A AUTORA DO BLOG "SOCIÓLOGA AVENSE"


Em Novembro do ano passado publiquei umas entrevistas dirigidas a bloggers situados no mundo que fala português e comprometidos na divulgação da história, da cultura e das aspirações dos respectivos povos.
Ocorreu-me agora regressar ao tema mas, desta feita, solicitar entrevistas a bloggers, no feminino, e que integram a minha lista de elos.
Helena Antunes, a minha entrevistada de hoje, autora do Blog Socióloga Avense, é uma
jovem socióloga, de Vila das Aves, “situada justamente no bico terráqueo onde o Ave e o Vizela se abraçam”, recorda-nos a autora. É uma cidadã de convicções, de valores e de causas. Não esconde as suas opções politicas mas é , sobretudo, uma militante do diálogo e da tolerância.
É, também, administradora do blogue: Artes & Manias e colaboradora do Blog Minho

1 . Como interpreta a disseminação e o interesse crescentes pelo fenómeno blogue?
A Internet tem assumido um lugar destacado na vida pessoal e social dos indivíduos. Tudo o que é Internet fascina a sociedade actual.
Os blogues têm se tornado num espaço de eleição no universo cibernético. O interesse crescente pelos blogues deve-se talvez a uma forma mais facilitada de democracia participativa, um espaço de afirmação de ideias e interesses e sua discussão. Uma forma de interacção e conhecimento com pessoas dos mais diversos sítios torna a blogosfera um espaço aliciante.

2. A presença do sexo forte (leia-se, das mulheres) também, aqui ,tem sabido afirmar-se e conquistar o seu espaço?
Penso que o número de mulheres com participação na blogosfera é ainda diminuto. Pelo menos os blogues que eu costumo ler são maioritariamente de indivíduos do sexo masculino.
Talvez um dos motivos seja o facto de às mulheres ainda ser muito delegado o papel nas tarefas domésticas, sobrando-lhe pouco tempo para a Internet e actividade blogosférica.
No entanto, lamento que não hajam mulheres jovens mais interessadas e participadas pela blogosfera e pela crítica social.

3. Quando navega na blogosfera fá-lo, à vista, ou prefere rumar para um destino já conhecido?
Ultimamente o meu tempo para a blogosfera tem sido muito escasso. Mas embora me focando sobretudo nos blogues conhecidos, nunca deixei de me interessar pela procura e leitura de outros blogues.

4. Quais as motivações que a conduziram à criação de um blog?
Iniciei-me na blogosfera há pouco mais de uma ano. Havia alguns blogues que eu lia com alguma frequência e que me incentivou a criar também um. No entanto, coincidiu com o término da minha licenciatura e consequente situação de desemprego. Vi no blogue uma forma de ocupar o meu tempo, aplicando conhecimentos daquilo que havia aprendido e apreendido ao longo do meu curso. Ao mesmo tempo falar e divulgar um pouco da minha terra e do meu concelho com vista a trazer para a discussão os temas que nos são comuns e na tentativa de nos empenharmos na mudança.
Uma forma de partilha e discussão de ideias, uma forma de interacção e conhecimento.

5 . Qual a sua opinião sobre a blogosfera?
Os blogues têm crescido a um ritmo alucinante e são hoje uma forma de comunicação, divulgação e interacção. Há quem diga que são a melhor forma de democracia participativa onde os indivíduos expõem as suas ideias, convicções, as suas opiniões acerca dos mais variados temas e assuntos. A discussão sobre as mais variadas esferas da vida em sociedade é cada vez mais assunto de debate na blogosfera. Desde as personalidades mais públicas aos cidadãos mais anónimos, existe um número extenso de pessoas que têm um blogue ou contribuem para mais do que um blogue.
Nos blogues as pessoas estão em contacto virtual em substituição de um contacto social, apresentam uma interacção virtual que toma o lugar da interacção social. Os blogues vieram, em parte, tirar o lugar do contacto face-a-face entre os indivíduos.

6. Os blogues poderão substituir a imprensa online?
Sinceramente, acredito que os blogues não substituirão a imprensa online. Pelo menos a curto/médio prazo não acredito que tal suceda.
Apenas acredito que os blogues são e podem tornar-se ainda mais numa forma de divulgação de informação e comunicação.

7. Em que medida os blogues intervêm na sua vida pessoal e profissional? Por outro lado, a sua participação na blogosfera tem sido gratificante?
O meu blogue tem sido para mim gratificante a nível pessoal e profissional dado que através dele exponho os meus conhecimentos e interesses, a minha visão do mundo, seja através do meu ponto de vista mais pessoal, seja do meu ponto de vista enquanto socióloga.
É uma forma de “conhecer” pessoas e isso é muito bom!

8. O que é para si, um bom blog?
É complicado definir um bom blogue dado que envolve vários aspectos. No entanto, posso considerar um bom blogue aquele que envolve imaginação social, crítica social, capacidade de escrita e argumentação, perspicácia na escolha dos assuntos e que não se baseie apenas em “filtragens” e cópia.

Sem comentários: