Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 27 de junho de 2008

FUNDAÇÃO AMERICANA VAI GERIR O PARQUE DA GORONGOSA



África21digital, noticia que o governo de Moçambique concedeu à fundação norte-americana Carr a gestão do Parque Nacional da Gorongoza por um período de 20 anos. A Carr comprometeu-se a investir no parque, US$ 1,2 milhão de dólares, durante o período concessionado, isto é 60 mil dólares anuais ou 5 mil mensais
O estado moçambicano irá investir, nos três primeiros anos após a assinatura do acordo, US$ 185 mil dólares.
O representante da Fundação CARR, Gregory Carr, considerou o Parque Nacional da Gorongoza “a jóia de referência” do país e previu que as actividades económicas originadas pelo parque vão um dia constituir a base económica para o desenvolvimento de Moçambique.
É de todos conhecido o carácter multiplicador do investimento no turismo. Mas falar-se de uma verdadeira politica de turismo, pressupõe e exige grandes investimentos em escala, nomeadamente nos transportes, em estradas, em equipamentos de hotelaria, em comunicação, etc, etc.
Se é incontornável, para uma politica desenvolvimentista, em matéria de turismo, a recuperação do excelente Parque Nacional da Gorongosa, já o triunfalismo do representante da Fundação Carr não nos oferece a credibilidade por si pretendida
Em síntese: a fundação Carr com um investimento médio diário de 6150MT irá converter o Parque da Gorongosa num super-pólo de desenvolvimento!
Prevêem a reposição de 300km de estradas, uma ponte, um centro de conferências, restaurante, bar, piscina ,um lago artificial, etc. etc. para além de que” as actividades originadas pelo parque vão um dia constituir a base económica para o desenvolvimento de Moçambique”!
Toda a gente de bem só pode desejar o melhor para um país e um povo que já sofreu demasiado. Mas, justamente por isto, exige-se outra seriedade, outra compostura nas relações com Moçambique e com o seu Povo. Vendedores de ilusões? Não, obrigado!
IMAGEM DAQUI

Sem comentários: