Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 16 de julho de 2008

BUSH E OMAR AL-BASHIR, VENHA O DIABO E ESCOLHA




..................................................................................................................
O procurador do Tribunal Penal Internacional vai solicitar um mandado de captura internacional contra o Presidente sudanês, Omar al-Bashir, que deverá ser acusado em breve de crimes contra a humanidade e genocídio pelo seu envolvimento no conflito em Darfur, revelou o Departamento Estado norte-americano!
É curioso, muito curioso, que Um Estado que não reconhece o Tribunal Internacional se permita assumir uma postura de moralista e de campeão da defesa dos povos e exalte as iniciativas do Procurador! É indecoroso, é abjecto, este tipo de posições, sobretudo partindo de países que nunca reconheceram legitimidade no CPI
Para o CPI como , aliás, para as instituições que lhe deram origem, o critério que preside nas suas decisões, nomeadamente na emissão de mandatos de captura repousa em opções de carácter eminentemente politico e obedecem às exigências dos mais fortes.
Países como EUA, China, Zimbábue e Sudão preferiram ficar de fora da jurisdição da CPI! Sobre isto o que diz o CPI?
Sylvia Steiner, juíza da Corte Penal Internacional, afirma que países que ficaram de fora de CPI ainda avaliam actuação do Tribunal Internacional para decidir se aceitam sua jurisdição!
Entretanto, O procurador do Tribunal Penal Internacional vai, como referi, solicitar um mandado de captura internacional contra o Presidente sudanês, Omar al-Bashir.
Por seu turno, O líder da banda Rage Against the Machine apelidou Bush de criminoso de guerra, e deverá, nessa qualidade, ser julgado, noticia o site Female First. Em que ficamos?

Sem comentários: