Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

RÚSSIA ACUSA GEÓRGIA DE DESRESPEITAR O CESSAR-FOGO

Segundo a Rádio Renascença,um representante oficial de Moscovo acusou hoje a Geórgia de planear actos de terrorismo contra objectivos estratégicos russos e de estar a violar o cessar-fogo.
O chefe dos serviços de segurança federais russos diz que as forças de segurança georgianas estarão a planear vários actos terroristas.
Por sua vez, o vice-chefe de Estado Maior do Exército russo afirma que as suas tropas “continuam a retirar” do território, mas acusa Tbilissi de estar a desrespeitar o acordo de seis pontos alcançado pelo Presidente Nicolas Sarkosy.
De acordo com esta fonte, o Presidente Saakashvili ainda não ordenou aos militares georgianos para retirarem para as suas posições iniciais, antes do conflito.
Moscovo enviou milhares de soldados, blindados e forças de apoio aéreo dia 8 na república separatista georgiana da Ossétia do Sul, em resposta a uma ofensiva georgiana para retomar o controlo da região, independente desde a queda do império soviético no inicio dos anos 1990.
A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) obteve o acordo da Rússia para o envio imediato de 20 observadores militares para a Geórgia, mas espera ainda a luz verde de Tbilissi, indicou hoje o ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros, Alexander Stubb, cujo país preside àquela organização.Confira
aqui

Sem comentários: