Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

GREVE GERAL EM FRANÇA


Fortes perturbações nos transportes aéreos e terrestres por causa da greve de hoje em França. Uma mobilização olhada com atenção pela Europa para medir o pulso às tensões sociais crescentes com o agravamento da crise económica.
Centenas de milhares de pessoas, 100.000 segundo a CGT e 65.000 segundo a polícia, encheram hoje as ruas do país, para condenar a gestão da crise por parte do presidente Sarkozy, acusado de privilegiar as instituições financeiras, que sempre apresentaram lucros gigantescos, em detrimento dos cidadãos, nomeadamente na ausência da protecção do emprego e do consumo.
Os sindicatos esperam paralisar o país e forçar Sarkozy a ajudar as pessoas como foi capaz de ajudar os bancos.
Sarkozy já adiou, recentemente, a reforma do ensino secundário, que levou milhares de jovens às ruas, e também a da liberalização do trabalho aos domingos, que não teve o apoio nem mesmo de membros de seu partido.

1 comentário:

mariam disse...

Agry,
pois... a dita "crise" não é só no nosso pequeno quintal à beira mar ...

bom fim-de-semana (aqui voltarei nessa altura com mais tempo... )
um abraço e o meu sorriso :)
mariam