Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ONU CULPA REBELDES UGANDESES POR CHACINA NO CONGO DEMOCRATICO

O Exército de Resistência do Senhor (ERS) foi responsabilizado pelas Nações Unidas pelo assassinato de mais de 500 pessoas e o sequestro de 400, nos últimos quatro meses, no oriente da República Democrática do Congo.
O porta-voz do Alto Comissionado de Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) Rum Redmond manifestou a preocupação da Organização pela situação humanitária e os continuados ataques desse grupo rebelde ugandês contra a população civil no este da go RDC.
Conhecidos por seus abusos dos direitos humanos, incluídos o assassinato e a mutilação, o ERS também é identificado pelo sequestro e recrutamento forçado de meninos soldados e escravos sexuais.
Em meados de Dezembro passado, os governos de Congo Democrático, Uganda e Sul de Sudão lançaram uma operação militar conjunta para expulsar a essas forças rebeldes, num área que já conta com 104 mil deslocados.Confira
aqui

Sem comentários: