Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A DESIGUALDADE TAMBÉM É RACIAL

sobre o racismo

Os negros no Brasil ganham menos, sofrem mais com desemprego e são as maiores vítimas de homicídios em todo o Brasil.

Os negros no Brasil tem menor expectativa de vida, frequentam menos a escola e recebem menos que os brancos. Esse dado demonstra a desigualdade enraizada na sociedade brasileira há 500 anos que impedem que o Brasil supere o racismo contra a população negra.

Os negros e negras tem uma média de desemprego nas regiões metropolitanas 50 % maior do que a população branca. Além de serem a maior parcela da população desempregada do Brasil os negros ganham menos que os brancos exercendo as mesmas funções, isso considerando que os patamares de rendimentos da população em geral são baixos. Os negros recebem, em média, cerca de 60% dos salário oferecido aos não-negros.

A pesquisa mostrou que em 2004, a média nacional de homicídios entre negros foi de 31,7 em 100 mil negros, enquanto para a população branca foi de 18,3 homicídios em 100 mil brancos. Os negros tem uma chance 73,1% de serem vítimas de homicídio a mais do que os brancos.

Retirado daqui

Sem comentários: