Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 4 de dezembro de 2010

DESPERDÍCIO DE MILHARES DE REFEIÇÕES E A FOME À ESPREITA

MENDIGO NO LIXO
Todos os dias os restaurantes desperdiçam milhares de refeições completas, não estamos a falar de restos mas sim dos pratos do dia que sobram nos restaurantes, e que vão directamente para o lixo. O mesmo se passa com os cafés, que diariamente deitam no lixo milhares de sandes, bolos, salgados, etc. Este crime acontece diariamente porque existe uma norma europeia que a isso obriga.
António Costa Pereira, piloto de profissão, resolveu acabar com este desperdício que pode matar a fome a muitas pessoas. Depois de tentar ajudar uma instituição e de lhe ter sido negada a ajuda devido a esta lei, fez as contas e descobriu que afinal todos os dias são desperdiçadas mais de 20 mil refeições em Portugal.
Incrédulo e revoltado, António Costa Pereira começou a agir através das redes sociais e lançou uma petição online que conta já com milhares de assinaturas
PETIÇÃO CONTRA A FOME
O secretário-geral da AHRSP, José Manuel Esteves, ouviu o piloto falar e identificou-se com ele. Está preocupado com o empobrecimento da população - e ciente do desperdício que ainda existe. Pelos seus cálculos, só os refeitórios e as cantinas de hospitais, estabelecimentos prisionais, universidades e escolas deitam 35 mil refeições ao lixo todos os dias. Inquieta-o, sobretudo, "a pobreza envergonhada que afecta famílias com crianças".
A iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRSP) será lançada a 10 de Dezembro, no Estoril. Autarquias, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), fornecedores e estabelecimentos de hotelaria, restauração e bebidas devem inscrever-se no Balcão Único Empresarial - os que aderirem receberão uma placa para colocar à porta.
Pelo sim, pelo não, António Costa Pereira não suspendeu a petição contra o desperdício alimentar. Orgulhoso? "Ficarei quando as coisas estiverem a funcionar."
FONTES: Universia Público ,Solidariedade

Sem comentários: