CRESCE EM ESPANHA A REVOLUÇÃO DOS INDIGNADOS
O movimento que iniciou no dia 15 de Maio, chamado 15-M ou a “revolução espanhola”, cresceu quinta-feira com panelaços que reuniram multidões em dezenas de cidades de todo o país para exigir a mudança de um sistema que consideram injusto. A revolta cresce a cada hora. Começou com uma convocatória nas redes sociais e internet para repudiar a corrupção endémica do sistema e a falta de oportunidades para os mais jovens. A também chamada Revolução dos Indignados acusa, pela situação actual, o FMI, a OTAN, a União Europeia, as agências de classificação de risco, o Banco Mundial e, no caso da Espanha, os dois grandes partidos: PP e PSOE. O artigo é de Armando G. Tejeda, do La Jornada.
ADENDA:
As manifestações promovidas pelo movimento "Democracia Real Já", que decorrem há vários dias nas principais cidades espanholas, já têm seguidores noutros países, muito por causa das redes sociais.
Lisboa não é excepção. Para a capital portuguesa estão já marcadas convocatórias para manifestações e acampamentos. Os protestos estão marcadas para hoje às 20h00 no Rossio, em Lisboa, praça da Batalha no Porto, e praça 8 de Maio, em Coimbra, segundo uma nova convocatória que começou a circular no facebook.
Mas Paris, Londres, Roma, Berlim e Bruxelas também estão na convocatória.
Sem comentários:
Enviar um comentário