Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 4 de março de 2015

JUSTIÇA CHILENA CONDENA EX-AGENTES DE PINOCHET



A Justiça chilena condenou à prisão 78 ex-agentes da polícia secreta do ditador Augusto Pinochet pelo sequestro de Miguel Acuña, do Movimento de Esquerda Revolucionária, uma das vítimas da Operação Colombo. O anúncio foi feito ontem (2).
Durante a ditadura de Pinochet (1973-1990), de acordo com números oficiais, cerca de 3,2 mil pessoas morreram nas mãos dos agentes do Estado, das quais 1.192 figuram como desaparecidas. Mais de 33 mil foram sequestrados, torturados e encarcerados por motivos políticos. Confira aqui.
Em Portugal os tribunais militares suscitaram a observância de inconstitucionalidade da lei 8/75  e, por via disso, a adiar o julgamento dos Pides, fazendo jus aos brandos costumes que "tantos" adoram martelar!
O máximo que se conseguiu foi viabilizar a criação de um Tribunal de Opinião, o Tribunal Cívico Humberto Delgado o qual no  libelo acusatório,  apresentou  a peça central da acusação:  “Daqui se acusa a PIDE de ter cometido toda a espécie de crime: assassinou, estropiou, castrou, violou, provocou o aborto, sequestrou, atentou ao pudor, difamou, injuriou, roubou, furtou, prendeu ilegalmente, subtraiu, violou correspondência, fez escuta telefónica, violou o domicílio privado, extorquiu, defraudou, explorou o proxenetismo e o tráfico de droga, falsificou documentos, desrespeitou sentenças judiciais e impediu o exercício de direitos políticos” (Confira aqui).

Sem comentários: