Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

terça-feira, 25 de setembro de 2007

ONG PEDE SUSPENSÃO DA AJUDA AO GOVERNO COLOMBIANO


Os criticos ferozes e metabólicos das FARC , sobretudo os que se situam no interior da esfera de influência bushista, pecam não só por unilateralidade crítica como por lapso histórico.
A maior parte deles não questiona(e bem)a importância história dos movimentos de libertação nas ex-colónias portuguesas, por exemplo.
Entretanto,a amnésia temporária( e selectiva) de que padecem, impede-os recordar que as FARC têm quarenta anos de existência.São contemporâneas daqueles movimentos.
Surgiram quando Bush frequentava a catequese e brincava às escondidasEmbarcam na propaganda uribesca e conservadora e fazem dela um catecismo.
A interpretação dogmática e simplista da Democracia aliada a mega-operações de marketing politico transformou em moda os "pensadores anti-comunistas primários" nos iluminados da actualidade. Podia divulgar alguns exemplos da completa ignorância de responsáveis e comentadores politicos sobre a teoria marxista.Direi apenas, e por agora, que é do mais elementar bom senso criticar-se apenas o que se conhece. As pessoas, no quadro das ditas democracias ocidentais, são anticomunistas porque foram treinadas desde o berço a sê-lo.Nada mais.
Isto vem a propósito de "Un importante grupo de militantes y legisladores del Partido Laborista británico pidió este lunes al gobierno de Londres que suspenda su ayuda militar a Colombia"
Recentemente, foi divulgado pelas FARC um comunicado: "A participação da Comunidade Internacional na busca de uma paz verdadeira para a Colômbia – uma paz apoiada, necessariamente, na justiça social – deve ser, acreditamos, cada vez mais determinada e firme"
Finalmente está por explicar o porquê do silêncio destes críticos ante as acções dos esquadrões da morte e as forças paramilitares colombianas. De facto, ninguém dá pontapés num cão morto

Sem comentários: