Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

domingo, 9 de dezembro de 2007

A TERRA EM PERIGO

Cerca de 30 por cento da superfície terrestre poderá ser afectada por seca extrema em 2090, de acordo com dados de um relatório da ONG Oxfam sobre os efeitos do aquecimento global em África.
O relatório intitulado: "África: com água até ao pescoço?", apoia-se nos modelos de investigação do Hadley Centre for Climate Prediction and Investigation, do Reino Unido.
O modelo matemático usado permite concluir que a percentagem da superfície terrestre afectada por seca extrema passou de um para três por cento em menos de uma década, e prevê-se ainda que os números aumentem para oito por cento até 2020 e para cerca de 30 por cento em 2090.

Sem comentários: