ARÁBIA SAUDITA: BLOGGER PRESO POR DELITO DE OPINIÃO
Fouad al-Farhan, um dos bloggers mais populares da Arábia Saudita, foi detido pelas autoridades por se ter manifestado solidário - no seu blogue - com vários presos políticos. Privado de qualquer contacto com o exterior, inclusivé com a família, a prisão de al-Farhan já motivou uma campanha na internet no Egipto, Tunísia, Marrocos e Bahrein, e, claro, na própria Arábia Saudita, onde os media têm omitido o assunto.
Segundo um diário Saudita, o porta-voz do Ministro do Interior confirmou a prisão de Fouad al-Farhan "por violação de leis não relacionadas com a segurança de Estado", sem precisar quais os motivos para a sua detenção. Este é o primeiro caso conhecido de prisão de um blogger na Arábia Saudita.
A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista que restringe o direito de imprensa e a liberdade de expressão, não permite a existência de partidos políticos, associações de direitos civis ou manifestações, apesar da maior tolerância à crítica e ao debate desde que o Rei Abdullah assumiu a liderança do país em 2005.
Farhan é o primeiro blogger preso na Arábia Saudita. O Grupo de Investigação Internacional sobre internet, a Global Voices, revelou que existem também dois bloggers presos no Egipto e outro na Tunísia.
3 comentários:
Infelizmente a democracia e a liberdade de expressão ainda não estão ao alcance de todos...
Gostei da separação das águas! Não confinar a democracia à liberdade de expressão.
Acrescentar o dito no comentario da Helena Antunes, dizer que a democracia nos ultimos tempos confunde-se com opressao da massa, a liberdade de expressao vedada aos sabios e aberta para os capitalocratas (os detentores do capital).
Ademais a democracia no Medio Oriente parece a de Atenas. A liberdade de expressao parece a de Idade Media.
Mas que nao disse...
Enviar um comentário