Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

ARÁBIA SAUDITA: BLOGGER PRESO POR DELITO DE OPINIÃO


Fouad al-Farhan, um dos bloggers mais populares da Arábia Saudita, foi detido pelas autoridades por se ter manifestado solidário - no seu blogue - com vários presos políticos. Privado de qualquer contacto com o exterior, inclusivé com a família, a prisão de al-Farhan já motivou uma campanha na internet no Egipto, Tunísia, Marrocos e Bahrein, e, claro, na própria Arábia Saudita, onde os media têm omitido o assunto.
Segundo um diário Saudita, o porta-voz do Ministro do Interior confirmou a prisão de Fouad al-Farhan "por violação de leis não relacionadas com a segurança de Estado", sem precisar quais os motivos para a sua detenção. Este é o primeiro caso conhecido de prisão de um blogger na Arábia Saudita.
A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista que restringe o direito de imprensa e a liberdade de expressão, não permite a existência de partidos políticos, associações de direitos civis ou manifestações, apesar da maior tolerância à crítica e ao debate desde que o Rei Abdullah assumiu a liderança do país em 2005.
Farhan é o primeiro blogger preso na Arábia Saudita. O Grupo de Investigação Internacional sobre internet, a Global Voices, revelou que existem também dois bloggers presos no Egipto e outro na Tunísia.

3 comentários:

Helena Antunes disse...

Infelizmente a democracia e a liberdade de expressão ainda não estão ao alcance de todos...

AGRY disse...

Gostei da separação das águas! Não confinar a democracia à liberdade de expressão.

Anónimo disse...

Acrescentar o dito no comentario da Helena Antunes, dizer que a democracia nos ultimos tempos confunde-se com opressao da massa, a liberdade de expressao vedada aos sabios e aberta para os capitalocratas (os detentores do capital).
Ademais a democracia no Medio Oriente parece a de Atenas. A liberdade de expressao parece a de Idade Media.
Mas que nao disse...