Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

BARACK OBAMA, UM MAL MENOR?


A ex-primeira dama Hillary Clinton obteve hoje uma vitória nas primárias de New Hampshire para a campanha presidencial dos Estados Unidos, depois de há uma semana ter sido derrotada por Obama no Iowa.

Depois do sprint de cinco dias entre os caucus do Iowa, que deram a vitória a Obama, e as primárias no New Hampshire, os candidatos democratas têm 20 dias até às eleições na Carolina do Sul. Pelo caminho ficam Michigan e Nevada. E, segundo a The Economist, Hillary precisa de ganhar "pelo menos duas destas votações" se quer evitar que o "momento" de Obama se torne imparável.Apesar de as sondagens a colocarem dez pontos atrás do adversário, Hillary confia no voto da comunidade negra (metade dos eleitores na Carolina do Sul). Mas os seus estrategas revelam a sua preocupação ao Washington Post. Se Obama conseguir vitórias em estados de grande maioria branca, os eleitores negros podem acreditar que a sua candidatura tem hipóteses reais de chegar à Casa Branca e decidir votar nele.

Sem comentários: