Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

domingo, 3 de fevereiro de 2008

RELATÓRIO DE HUMAN RIGHTS WATCH


O Relatório Mundial 2008 da organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW sublinha que não basta que haja eleições para que um país seja considerado democrático. É preciso que, entre outras coisas, haja liberdade de expressão, liberdade de associação e uma sociedade civil esclarecida e, acrescento eu:não há democracia sem progresso social.
Países que se comportam como democracias, mas que nos bastidores actuam como autocracias, ora censurando os media, ora falseando resultados eleitorais.
Denuncia a existência de atrocidades em países como o Chade, Colômbia, República Democrática do Congo, Etiópia (região de Ogaden), Iraque, Somália, Sri Lanka e Sudão (região do Darfur)
Delata a existência de sociedades fechadas, Cuba. e repressões severas na Birmânia, China, Cuba, Eritreia, Líbia, Irão, Coreia do Norte, Arábia Saudita e Vietname.
O relatório denuncia ainda que os Estados Unidos são o país do mundo com a maior taxa de encarceramentos de todo o mundo e onde o universo de prisioneiros negros é seis vezes mais numeroso que o de brancos.
Os Estados Unidos são igualmente apontados pela sua “guerra ao terrorismo”, mantendo 275 prisioneiros em Guantánamo sem acusação formal.
Como nota positiva, o Relatório Mundial 2008 da HRW indica a entrega à Justiça dos antigos Presidentes do Peru e da Libéria: Alberto Fujimori e Charles Taylor, respectivamente.Confira aqui

Breve comentário: são incontornáveis as acusações apontadas neste relatório. Importa, no entanto, sublinhar que o conceito de democracia, na perspectiva desta organização, é decalcado nas chamadas democracias europeias.Esta definição não é exaustiva nem abrangente.Assim,falar de violações à luz de conceitos não consensuais não é uma tarefa fácil

Sem comentários: