Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

terça-feira, 4 de março de 2008

EQUADOR ROMPEU RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A COLÔMBIA DE URIBE


O Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, na sequência de uma incursão militar de forças colombianas em território equatoriano, que matou no sábado um líder do grupo rebelde, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
A Venezuela já tinha antes anunciado a expulsão de todos os diplomatas colombianos e os dois países continuam a enviar batalhões para as respectivas fronteiras com a Colômbia.
Representantes de países da região defenderam uma saída negociada para a crise e os presidentes do Chile, do México e do Brasil ofereceram-se para mediar conversações. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, também apelou ao diálogo dizendo estar "preocupado" com o aumento das tensões e da retórica" durante os últimos dias."
A Colômbia tem vindo a receber dos Estados Unidos milhares de milhões de dólares de apoio ao combate às FARC.
Os Estados Unidos apoiam, obviamente, Colômbia ou melhor, o regime de Uribe. Confira aqui

Sem comentários: