Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sexta-feira, 25 de abril de 2008

BUSH, O MAIS IMPOPULAR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS


George W. Bush é o presidente mais impopular da história dos Estados Unidos com níveis de desaprovação que quase chegam aos 70%, revela uma sondagem divulgada hoje.
A sondagem, elaborada pelo Instituto Gallup e publicada pelo diário USA Today, indica que só 28% dos norte-americanos aprova a gestão de Bush, enquanto 69% a condena.
Estas taxas de aprovação são as mais baixas do seu mandato e superam as do ex-presidente Harry Truman, até agora o mais impopular, com 68% de opiniões negativas durante a guerra da Coreia.
Acresce que 63% dos norte-americanos julgam que a invasão do Iraque foi um erro, o que bate uma nova marca.
A sondagem aponta que entre os democratas, a má opinião sobre Bush é praticamente universal e 91% desaprova a sua gestão.
Entre os republicanos, só 32% o condena, enquanto 66% está satisfeito com ele.Entre os que se declaram independentes, 23% tem opinião favorável, enquanto 72% se declara descontente com o presidente.
A má opinião sobre o presidente cresceu à medida que o clima económico se deteriorou nos Estados Unidos.Confira aqui

4 comentários:

Jorge Saiete disse...

Sondagem interessante.Mas o que me intriga nos americanos é que maior parte das sondagens realizadas após
a invasão ao Iraque mostraram uma desaprovação a Governação Bush mas os mesmos que o reprovavam votaram nele nas últimas eleições presidenciais. Não é paradoxal?

AGRY disse...

Observação pertinente a sua.
Por outro lado, deve estar recordado da vergonha das últimas eleições, nas quais foi derrotado Al Gore.
Antes do Zimbabwé, já os americanos adiaram a publicação dos resultados. Enfim uma vitória, nada convincente apesar de um eleitorado muito sui géneris.
Para confirmar a justeza da sua observação, só mais dois exemplos: os mesmos que apoiaram a invasão do Iraque e a guerra no Vietname, estão na primeira linha dos que condenam a politica belicista americana

Jorge Saiete disse...

Eu estava me esquecendo do adiamento da publicação dos resultados presidenciais nos EUA. Se a memoria não me trai foi em 2000. O chato é que eles estam na vanguarda condenatória a demora da ZEC. Não que eu esteja a favor das atrocidade no Zimbabwe mas não me parece que os americanos tenham autoridade moral para condenarem Mugab. Aliás, os EUA sempre usaram dois pesos e duas medidas, é so se lembrar do debate de armamento núclear. Irão, Coreia e outros não podem ter armas núcleares mas os americanos e seus aliados são potencias nucleares. Enfim, coisas do planeta terra!

AGRY disse...

Como diz o ditado, o pior cego é aquele que se recusa ver!
Excelente a terapêutica proposta