Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 31 de maio de 2008

MARULANDA,HEROI DA AMÉRICA LATINA


Sucessivos governos da Colômbia anunciaram a sua morte vinte vezes. As cadeias de televisão e a grande imprensa da Europa e dos EUA comentaram esse acontecimento e, com poucas excepções, insultaram e caluniaram o combatente. Depois divulgaram desmentidos para o ressuscitar. Porque Manuel Marulanda continuava vivo, lutando nas montanhas e selvas do seu país.
Ele sabia que não era eterno. Faleceu no dia 26 de Março. Mas, para decepção do fascismo colombiano e do imperialismo não foram as bombas e mísseis que abateram o comandante-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-FARC.
Marulanda morreu de um enfarte, algures na selva, com a sua companheira ao lado, rodeado de camaradas.
Marulanda nasceu pobre numa família de camponeses do Quindio. Foram o espectáculo da miséria das populações rurais da Cordilheira e o sentimento de revolta contra a repressão de que elas eram alvo que fizeram dele um revolucionário. O guerrilheiro que aprendeu a ler já adulto tornou-se comunista ao compreender que a autodefesa dos camponeses era inseparável de uma luta maior, de dimensão planetária, contra a engrenagem de poder responsável pela violência que os esmagava e pela situação semi-colonial da sua pátria.
As campanhas de calúnias contra as FARC vão continuar, paralelas à guerra cujo objectivo é o seu aniquilamento.
O fim desta guerra não tem data no calendário. Mas o povo da Colômbia já percebeu que Uribe e os seus ministros somente deixaram marcas na História pelos seus crimes. E está consciente de que Manuel Marulanda conquistou já a eternidade, ocupando lugar ao lado de Bolívar no panteão dos heróis autênticos da América Latina.Confira aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Manuel Marulanda morreu mesmo,
apesar da idade média dos revolucionários ser 90 anos - no mínimo - Mas, querem que ele morra, então ele morre! (Prestes, João Amazonas, chegaram além dos 90anos). Não existe revolucionário que morre com menos de 90 anos! Os capitalistas, endurecidos, sem afeto, nem TERNURA, não chegam se quer aos 60 anos, como um médico cardiologista, parente de uma certa pessoa - Desventurado- só queria saber de dinheiro, olvidando o próprio pai, que passara fome, mais que morrera aos 89 anos; um homem altruísta, que ajudou muita gente desvalida.

Che GUEVARA, se não tivesse ido pra Bolívia ainda estaria vivo, esperando chegar aos 100 anos de idade, como Niemeyer; sendo ministro da saúde na Argentina ou em Cuba.

Não está em algum Kibutz de Israel, nem nas florestas desmatadas da amazônia brasileira, nem muito menos ao lado dos índios da Patagõnia.

Simplesmente morreu!

Oh, imprensa parcial.
Anuncia, por exemplo (Uma revista 'evangélica' que ousa chamar-se "Ultimato", que Israel derrubou 150 000 oliveiras. Puro insulto! Isso não é verdade ! Nenhuma oliveira foi derrubada em no estado hebreu. Puro anti-semitismo que impregna a imprensa, com a intenção de levar a outros progrons ? O anti-semita George Bourdoucan, que escreve na Revista 'Caros Amigos' também diz inverdades acerca do estado hebráico.

Papel aguenta tudo, dizia a minha avó.

SALAM, PAX, SHALOM.
PS.
"A pessoa morre quando deixa de amar" (Pe. Michel QUOST). Assim vivem os capitalistas. Conheço médicos, engenheiros,arquitetos, dentistas, que se quer pagam pensão aos filhos, cujas mães têm que recorrerem à justiça. Tb dou ciência de dezenas de capitalistas que não dormem, devido a dívidas com a rapinagem, que é o sistema bancário de agiotagem, por querere passar a imagem de serem o que nunca foram; não conseguem dar atenção aos filhos, nem à mulher, que procura afeto no faxineiro da rua, pois o esposo sonega até o básico!