Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

segunda-feira, 23 de junho de 2008

EM CONVERSA COM A AUTORA DO BLOG XIMBITANE NA LENHA

Ximbitane é a autora do blogue Xibintane na Lenha. Mulher, moçambicana, tradicionalista, com visão moderna, sem orientação politica partidária definida, segundo as suas próprias palavras. Assistente universitária, na segunda maior instituição de ensino superior pública, a nossa entrevistada de hoje é uma pessoa extremamente cordial e bem humorada. É um prazer comunicar com ela e é um privilégio entrevistá-la!

1 - Como interpreta a disseminação e o crescente interesse pelo fenómeno blog?
O fenómeno blog deixou de poder ser interpretado como uma viagem sem retorno pois o acesso às TIC's cresce diariamente e com ele a vontade de marcar a diferença. Já passou a fase dos fotologs às catadupas (consequência da inundação de máquinas de captação de imagens digitais) e, quer-me parecer, que as pessoas estão saturadas de fazer coisas que todo o mundo pode fazer pois todos querem, de alguma forma, inovar.
No meu ponto de vista, as pessoas estão também cansadas de passar e repassar emails fúteis e sem a mínima utilidade. O correio electrónico perdeu grande parte do seu encanto e repercussão (imagens bizarras, escândalos sexuais, piadas, charges, insólitos, etc.) nos grandes círculos, limitando-se a pequenos grupos que o encaram como instrumento de trabalho, de comunicação ou de lazer, em circulo restrito.
As pessoas querem, de alguma forma, deixar traços das suas ideias, dos seus sentimentos, enfim, tudo o que pode motivar alguém a ter ou a frequentar um blog. Portanto, a disseminação e o crescente interesse pelo fenómeno blog, não só por estar na moda, perdurará por muito e longo tempo e acredito que muitos e novos blogs aparecerão.

2 -A presença do sexo forte (leia-se, das mulheres) também, aqui, tem sabido afirmar-se e conquistar o seu espaço?
De modo geral, como em todas as batalhas em que a mulher se empenha, na blogosfera ela não só está a conquistar um espaço, merecido, como está também a afirmar-se nesse mesmo espaço.
Essa afirmação, não se resume apenas em mostrar que a direcção do blog esta sob os auspícios de uma mulher, mas pelo conteúdo e pelas formas como os aborda não se limitando apenas às questões que a apoquentam como também em todas as outras.
No contexto moçambicano, conheço poucos blogs femininos, mas estamos no bom caminho. O que se deve fazer é divulgar este instrumento no seio das pessoas, em particular da mulher. Há muitas mulheres que lidam diariamente com a Internet mas que não tem conhecimento da existência de blogs. Vejo isso no meu local de trabalho e a curiosidade das minhas colegas limita-se apenas em saber de que me rio ou barafusto quando estou a ler algum artigo ou a fazer comentário em blogs.
Creio também que o conformismo, secundado pela tese de que "o que está (mal) feito, remediado está", na vida das pessoas, contribui em muito para que as pessoas olhem para os blogs como um meio de expressão de revolta, de insubmissão, de sonhos hipotéticos, etc, dos bloggers, com particular ênfase para a mulher, que é muito pessimista e desconfia da utilidade desta ferramenta.

3 -Quando navega na blogsfera fá-lo a vista, ou prefere rumar para um destino já conhecido?
O desconhecido é fascinante, as aventuras são prazeirosas, mas têm-se sempre que desamarrar as cordas a partir de algum porto seguro. Gosto de partir das minhas especiarias (designação dada aos meus links) e descobrir os seus condimentos, aí sim, começa uma viagem pelo desconhecido incentivada pelos sentidos apurados de outros chefs.
É interessante descobrir quais são os outros círculos de interesse, muitas vezes concordantes e outras tantas discordantes, das minhas especiarias. E, é lógico, que assim vou mergulhando em outros mares que se transformam em minhas praias, como se ouve dizer.

4 -Quais as motivações que a conduziram à criação de um blog?
Gosto particularmente de comentar os artigos ou ideias dos outros. Assim comecei no Imensis, espaço esse onde fiz amizades, e se estabeleceu a ponte para os blogs.
Confesso que o meu mergulho nos blogs, como comentadora, foi difícil. Mas comecei a gostar e o Reflectindo, que colabora comigo no blog Ximbitane na lenha, convidou-me para que participasse no seu blog com artigos sobre a mulher.
A minha reflexão nesse sentido, fez-me recuar pois, o blog em questão, é de cariz politico e eu de politica gosto apenas é de "cutucar a onça com vara curta". No que se refere ao meu cantinho, pretendo abordar questões ligadas à Mulher, a criança e a outros assuntos light. Assim o Reflectindo sugeriu-me que criasse um blog versado para a mulher e... cá estou. O meu blog nasceu da noite para o dia, e os "xeretas" descobriram-no enquanto eu ainda equacionava se valia ou não a pena embarcar nesta fantástica viagem sem retorno.


5 -Qual a sua opinião sobre a blogosfera?
Bom a blogosfera é um espaço virtual encarnado por pessoas reais. Fascinante e polémico, por vezes, é um mundo tão pequeno que uns tantos clicks fazem dele uma imensidão.
A blogosfera é intrigante e rica pois de tudo, ela tem um pouco. Serve para qualquer um, pois satisfaz a gregos e troianos, mas o que lhe falta é uma “Página Amarela” (agregador de blogs) para facilitar acesso a tantos outros blogs interessantes, devidamente catalogados (discriminado por áreas/temas ou domínios) e de todo desconhecidos.

6 -Os blogs poderão substituir a imprensa online?
Tenho as minhas reservas, mas não é de todo impossível e pode levar o seu tempo. O profissionalismo do blogger e os posts serão o mote para isso. Bom, tudo é possível.

7 -Em que medida os blogs intervêm na sua vida pessoal e profissional?
Hiii, muito mesmo, sobretudo no aspecto pessoal. Em todos os momentos estou alerta ao que acontece à minha volta, sobretudo quanto aos fenómenos sociais. Parece que nasceu um sétimo sentido (o sexto sentido já é inato do ser mulher, hehehehe) por mim desconhecido até a criação do Ximbitane na lenha.
Habitualmente tenho em mão algo para ler, que seja de trabalho ou de lazer, pois isso abstrai-me do berreiro dos cobradores, das buzinadelas do condutor chateado, das discussões entre passageiros e dos elevados decibéis musicais nos trajectos no chapa. Ultimamente, para além do livro de bolso, tenho um bloco de notas e um lápis/caneta prontos para rabiscar algo e hoje nem sei que destino dar a tanto rabisco!
No aspecto profissional, a principio a gestão do meu tempo era complicada. Agora já está resolvido pois determinei um período de tempo no qual posso navegar na blogosfera sem remorsos por deixar o trabalho de lado.
Isso foi ou é positivo pois agora mais do que nunca sou metódica: tudo tem que ocorrer nos limites de tempo estabelecidos. Quando tenho muito mais vagar, aí viajo, navego pela blogosfera afora e descubro tanta coisa, boa ou má, afinal, tudo nesta terra têm duas faces, não é!?

8 -O que é para si, um bom blog?
Poxa, que questão complicada! Um bom blog? Não sei o que é.
Nos blogs procuro, entre outros, os seguintes itens: objectividade, criatividade, sensibilidade, riqueza, realismo e cunho pessoal distinto. De salientar que os itens assinalados não são considerados pelo parâmetro estético, mas sim pelo seu conteúdo.

9 -A sua participação na blogosfera tem sido gratificante?
Sem dúvida nenhuma! Aprendi muita coisa, mudei outras tantas em minha vida, tanto na forma de ser como de pensar e espero também ter feito esse papel para com os outros e isso não somente no Ximbitane na lenha, mas pela blogosfera fora.

10 -Livremente, responda, por favor àquela pergunta que eu deveria ter feito.
Ops, essa é a mais fácil de todas! O que quer dizer Ximbitane na lenha? Ximbitane é uma panela de barro pequena, então, Ximbitane na lenha é uma pequena panela de barro ao lume.

8 comentários:

Nelson disse...

Que bela oportunidade de conhecermos um pouco mais a ganda "panelinha no lume". Obrigado por compartilhar a entrevista.

JOSÉ disse...

Obrigado por ter levantado o véu, fez um serviço de utilidade pública.

Jonathan McCharty disse...

Parabens Agry pela excelente iniciativa! A Ximbi, nossa verdadeira "dama de ferro" e' daquelas autoras que facilmente te tornam "adictivo" ao seu blog (minha opiniao)!
Ja' agora Agry, podias dizer-nos o que te levou a escolher a mana Ximbi para esta excelente entrevista,hehe!

AGRY disse...

Ilustres visitantes, Nelson e José
São sempre benvindos a este humilde
espaço.
A vossa reacção dilata-me o ego. Escolhi, mais uma vez, a pessoa certa para esta série? Obrigado.
Abraço

AGRY disse...

Jonatham
Segundo me percebi, pretende um tratamento personalizado, é?
Por acaso pretendes insinuar que foi uma má escolha? Podes concretizar sff?
Abraço

Jonathan McCharty disse...

Caro Agry!
Depois da introducao que fiz no comentario, nao vejo porque me interpretaria tao "opostamente" e, diria ate' "rudemente"! A Ximbi e' alguem que trato de "mana", "amiga" (apesar de nao a conhecer), tal e' o fascinio que tenho pela sua escrita e maneira de estar na vida e tudo o q pretendia ao fazer-lhe a pergunta era saber, que outros "elementos" ve nesta mulher que estimo e sei que e' especial!!
Agora caro Agry, "insinuacoes e pretender um tratamento personalizado" e' a ultima coisa que esperava ouvir de si! Fiquei mesmo estupefacto ao ler o seu comentario!

Outro abraço!

AGRY disse...

Caro Jonatham
Sou tudo menos hipócrita e incapaz de me dirigir, nos termos que fiz no meu comentário, a pessoas
sobre as quais tenho algumas (ou muitas) reservas.
Como sabes, os comentários são lidos por muito boa gente. Pretendi tão-somente dissipar qualquer réstea de dúvida sobre o teu comentário. Poderia facilmente comprová-lo. Pouco depois , num mail que dirigi a pessoa amiga e a propósito da entrevista,eu afirmei que os comentários nesta postagem foram produzidos, claramente, por pessoas que têm muito estima pela entrevistada, a Ximbitane.
A evocação de tratamento personalizado e a “dita” insinuação teriam sido uma tentativa de humor mal conseguida. Do facto te apresento as minhas desculpas mas gostaria que comprendesses que não pretendi cometer nenhuma "maldade".
Costumo olhar nos olhos das pessoas: ou mostro-lhes desprezo ou ignoro-as completamente. Não tenho a mínima razão para te considerar personna nom grata.
Abraço

Jonathan McCharty disse...

Prezado Agry!
Ha' vezes que a gente se "embrulha" entre palavras (veja o caso actual do radio-host Don Imus) e dizemos coisas que sao percebidas diferentemente da mensagem que pretendemos transmitir! Devo dizer por isso que, na tua tentativa de humor, "I really missed the point"!
Nao precisas de te desculpar e estamos completamente "quites"!

Abraco!