Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 5 de julho de 2008

A HIPOCRISIA O HISTERISMO E A IGNORÂNCIA DE MÃOS DADAS NO CASO DOS REFÉNS DAS FARC


Sami Mohieldin El Haj, journalista da rede árabe de TV Al Jazira, passou seis anos e meio na prisão que os Estados Unidos mantém em Cuba. Libertado no início de maio - sem acusação ou julgamento - ele veio à Genebra contar o que sofreu frente às Nações Unidas.
O sudanês foi preso em dezembro de 2001, quando fazia uma reportagem na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão durante a guerra contra o regime talebã. Confira
aqui
Seis indivíduos detidos na Europa permanecem em detenção ilegal na base de Guantánamo, em Cuba, e outro está preso no Egipto depois ter sido submetido a um julgamento injusto perante um tribunal militar. Todas as vítimas das rendições e detenções secretas entrevistadas pela Amnistia Internacional afirmaram terem sido torturadas ou mal-tratadas.
Poderiamos aqui recordar Israel e as suas vítimas, o imperialismo americano e o policiamento
do mundo. As guerras, os bombardeamentos e as mentiras.
Há outros que preferem reduzir e confundir os problemas da humanidade com a guerra suja de Bush´s e de Uribes.
Defendem tiranos com o mesmo à vontade que comercializam detergente. Divulgam e deturpam a realidade histórica num misto de cumplicidade e ignorância.
O assalto aos media faz-se, preferencialmente, com artilharia pesada. Os grandes grupos económicos vão vencendo batalha atrás de batalha e despojam e reduzem a informação a um instrumento ao serviço do grande capital. Leia o que postámos em Novembro de 2007 aqui
Para disfarçar o problema moral dos cúmplices da guerra e da destruição, um comentador de direita do nosso país socorreu-se recentemente da mais desconcertante e desesperada justificação da guerra: se não havia ADMs, havia pelo menos a convicção de que elas existiam (Boaventura Santos)

"A alegria do resgate na Colômbia, não pode apagar o facto de que o governo bombardeou, várias vezes, o acampamento onde se encontravam os retidos, sem se importar com as suas vidas. A única coisa importante para o regime corrupto é o desprestígio da guerrilha..
Nenhum lagarto queria perder o seu lugar na foto ao lado de Ingrid Betancourt, era o troféu do governo. Os outros, os polícias e soldados eram simplesmente os outros. Esperemos que o governo, passada a comoção da vitória, não os deixe à deriva como sempre aconteceu.
O regime não pode embriagar-se com este resgate. Recordamos a história de Fujimori, que em certo momento embriagou-se com o resgate da embaixada do Japão em 1997 e deu-se um banho de massas a passear-se triunfante pelas ruas de Lima. A seguir mostrou o comandante do Sendero Luminoso com o uniforme de presidiário e declarou a morte deste grupo maoista.
A ex-mediadora no caso dos reféns das FARC, a senadora colombiana Piedad Cordoba, criticou um plano do governo visando "comprar" um dos dirigentes da guerrilha para conseguir a libertação da refém franco-colombiana Ingrid Betancourt. Confira o que escrevemos há um mês aqui
"Os assuntos internacionais são, em grande medida, como os assuntos da mafia: um padrinho não pode tolerar a desobediência, nem sequer a de um pequeno lojista que se recuse a pagar pela protecção, porque a maçã podre poderia fazer apodrecer o barril inteiro. A comparação é de Noam Chomsky", intelectual americano
O adversário principal de Uribe é o povo colombiano, o qual não aparece nos inquéritos, o qual é afectado pela privatização da Saúde e da Educação, os milhões de deslocados e refugiados, muitos deles condenados à mendicidade nas grandes cidades.
Se considerarmos a hipótese da desmobilização da guerrilha, perguntemos aos que a apregoam se a desmobilização do M-19, do Quintín Lame, PRT, nos trouxe mais paz ou mais justiça social. A resposta clara e contundente é NÃO, é um não maiúsculo. Ah, mas que nos trouxe a constituição de 91 nos dirão alguns. Então, perguntamos, o que resta dessa constituição? Não nos enganemos, o fim da insurgência não é o caminho da paz. O melhor caminho da paz é antes de tudo a vontade política de lutar por ela e de construí-la. Confira
aqui
APOSTILA: Comentário de um leitor no Correio da Manhã: " Não acham que a Ingrid está com muito bom aspecto, para quem há meia dúzia de dias teria que ser libertada imediatamente senão corria o risco de morrer? Ainda bem que foi libertada e é pena que não se façam operações destas para todos os raptados, ainda que nos tenham de atirar areia para os olhos. ( Mário Joaquim - Torres Novas)

Sem comentários: