Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

quinta-feira, 10 de julho de 2008

PARTIDO DE MUGABE E OPOSIÇÃO INICIAM DIÁLOGO


O porta-voz do Presidente da África do Sul disse, hoje, que foram retomadas as conversações para resolver a violenta crise política no Zimbabué entre o partido no poder e a oposição. O porta-voz do governo do Zimbabué, Bright Matonga, também confirmou as conversações entre a União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF, no poder) e o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, oposição). As conversações estão a ser mediadas pelo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki. O encontro acontece um dia depois da cimeira do G8, onde o grupo das sete nações mais industrializadas do mundo (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Japão) mais a Rússia acordou na necessidade de serem impostas pelos respectivos Estados-membros sanções selectivas contra o Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e todos os funcionários superiores da sua administração. Da parte do MDC foi enviado o secretário-geral Tendai Biti, recentemente acusado de subversão (que pode terminal com uma condenação a pena capital), mas que está em liberdade sobre caução. A justiça permitiu-lhe usar o seu passaporte para se deslocar às negociações na África do Sul. Confira aqui.


Entretanto, recomendo vivamente a leitura do Diário de um Sociólogo aqui , aqui , aqui


Apostila: As actividades políticas de Robert Mugabe levam-no a ser preso em 1964. Só saiu da cadeia dez anos depois, em 1974. Parte para Moçambique e a partir daí chefia a guerrilha que se opõe ao Governo da minoria branca de Ian Smith.No início de 1980, já depois do fim do Governo de Ian Smith, torna-se primeiro-ministro da Rodésia, ao vencer as eleições.
Entretanto, Mugabe atinge o principio de Peter. Não soube, não pôde ou não quis abandonar o poder pela porta grande. Preferiu a humilhação. As forças progressistas, neste País, vão levar décadas para recuperarem os escombros e a credibilidade provocadas por um politico egocêntrico e imobilista! O corte artificial com o passado conduziu-o a um beco sem saída. O estigma de Mugabe persegui-los-à, durante um longo período. Entretanto, os senhores que se seguem, irão, inevitavelmente, refugiar-se nos braços acolhedores do FMI, da OMC e das transnacionais. Hoje, e agora, a alternativa é entregar o ouro ao bandido. Tudo isto só é possível porque Mugabe não conheceu, não liu , nem sei se estaria interessado, em conhecer o pensamento desse grande revolucionário africano que foi Amilcar Cabral : “ lutamos para construir uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens.


SLIDESHOWS (HISTÓRIA RECENTE DO ZIMBABWÉ)

Sem comentários: