PARTIDO DE MUGABE E OPOSIÇÃO INICIAM DIÁLOGO
O porta-voz do Presidente da África do Sul disse, hoje, que foram retomadas as conversações para resolver a violenta crise política no Zimbabué entre o partido no poder e a oposição. O porta-voz do governo do Zimbabué, Bright Matonga, também confirmou as conversações entre a União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF, no poder) e o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, oposição). As conversações estão a ser mediadas pelo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki. O encontro acontece um dia depois da cimeira do G8, onde o grupo das sete nações mais industrializadas do mundo (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Japão) mais a Rússia acordou na necessidade de serem impostas pelos respectivos Estados-membros sanções selectivas contra o Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e todos os funcionários superiores da sua administração. Da parte do MDC foi enviado o secretário-geral Tendai Biti, recentemente acusado de subversão (que pode terminal com uma condenação a pena capital), mas que está em liberdade sobre caução. A justiça permitiu-lhe usar o seu passaporte para se deslocar às negociações na África do Sul. Confira aqui.
Entretanto, recomendo vivamente a leitura do Diário de um Sociólogo aqui , aqui , aqui
Apostila: As actividades políticas de Robert Mugabe levam-no a ser preso em 1964. Só saiu da cadeia dez anos depois, em 1974. Parte para Moçambique e a partir daí chefia a guerrilha que se opõe ao Governo da minoria branca de Ian Smith.No início de 1980, já depois do fim do Governo de Ian Smith, torna-se primeiro-ministro da Rodésia, ao vencer as eleições.
Entretanto, Mugabe atinge o principio de Peter. Não soube, não pôde ou não quis abandonar o poder pela porta grande. Preferiu a humilhação. As forças progressistas, neste País, vão levar décadas para recuperarem os escombros e a credibilidade provocadas por um politico egocêntrico e imobilista! O corte artificial com o passado conduziu-o a um beco sem saída. O estigma de Mugabe persegui-los-à, durante um longo período. Entretanto, os senhores que se seguem, irão, inevitavelmente, refugiar-se nos braços acolhedores do FMI, da OMC e das transnacionais. Hoje, e agora, a alternativa é entregar o ouro ao bandido. Tudo isto só é possível porque Mugabe não conheceu, não liu , nem sei se estaria interessado, em conhecer o pensamento desse grande revolucionário africano que foi Amilcar Cabral : “ lutamos para construir uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens.
Sem comentários:
Enviar um comentário