NA VILA DE QUISSICO: MSAHO, A DANÇA DAS TIMBILAS
Quando falamos do Msaho, a dança das timbilas, não podemos desligá-lo da música, do teatro, de toda a vida e manifestações culturais do povo moçambicano que habita a região dos Chopes. Na verdade, a orquestra de timbilas (Hgodo) inclui todos estes tipos de representação artística estreitamente relacionados com a organização social.
Cada Msaho dura aproximadamente 45 minutos e divide-se em 9 a 11 movimentos
A caracterização do elevado nível artístico da música e da dança, o próprio fabrico de instrumentos e a sua divulgação a nível nacional e internacional, foram factores decisivos no reconhecimento da Timbila, como património da humanidade. Estamos, assim, na presença de uma manifestação cultural autóctone que não é mais pertença somente das comunidades chope ou dos moçambicanos como povo, mas sim de toda humanidade
“Quissico, a vila que esconde nas suas “entranhas” as oito das mais belas lagoas que Moçambique possui, situa-se no distrito de Zavala, província de Inhambane Nos dias 30 e 31 deste mês, Quissico acolhe o M’saho, manifestação cultural que vai juntar vários grupos de canto e dança de marimba para celebração da festa da timbila, elevada a património cultural da humanidade” (Noticias, Maputo).
Este evento resulta de acções desenvolvidas pela Associação dos Amigos de Zavala (AMIZAVA),com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Entretanto, a preservação das marimbas, obrigou a AMIZAVA a desencadear, ao abrigo de uma parceria firmada com a UNESCO, um conjunto de iniciativas visando o plantio do mwenje, uma árvore selvagem através da qual se extrai a madeira que é usada para a produção das marimbas.
FOTO DAQUI
3 comentários:
Que saudades do som mais belo do mundo e da coreografia fantástica que o acompanha.Que os deuses protejam Zavala e o seu povo que também já foi o meu.
Quissico-Zavala...o meu coração ainda lá mora...por lá ficará!
ola pessoal do meu coracao, zavala e meu, isto significa nosso gostaria tanto d ter participado no M'SAHO D 2011 como sempre mas nao deu, boa diversao para todos e nada d mais nem d menos a nao ser contribuir para o desenvolvimento da VILA
Enviar um comentário