Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

domingo, 24 de agosto de 2008

NA VILA DE QUISSICO: MSAHO, A DANÇA DAS TIMBILAS


Quando falamos do Msaho, a dança das timbilas, não podemos desligá-lo da música, do teatro, de toda a vida e manifestações culturais do povo moçambicano que habita a região dos Chopes. Na verdade, a orquestra de timbilas (Hgodo) inclui todos estes tipos de representação artística estreitamente relacionados com a organização social.
Cada Msaho dura aproximadamente 45 minutos e divide-se em 9 a 11 movimentos
A caracterização do elevado nível artístico da música e da dança, o próprio fabrico de instrumentos e a sua divulgação a nível nacional e internacional, foram factores decisivos no reconhecimento da Timbila, como património da humanidade. Estamos, assim, na presença de uma manifestação cultural autóctone que não é mais pertença somente das comunidades chope ou dos moçambicanos como povo, mas sim de toda humanidade

“Quissico, a vila que esconde nas suas “entranhas” as oito das mais belas lagoas que Moçambique possui, situa-se no distrito de Zavala, província de Inhambane Nos dias 30 e 31 deste mês, Quissico acolhe o M’saho, manifestação cultural que vai juntar vários grupos de canto e dança de marimba para celebração da festa da timbila, elevada a património cultural da humanidade” (Noticias, Maputo).
Este evento resulta de acções desenvolvidas pela Associação dos Amigos de Zavala (AMIZAVA),com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Entretanto, a preservação das marimbas, obrigou a AMIZAVA a desencadear, ao abrigo de uma parceria firmada com a UNESCO, um conjunto de iniciativas visando o plantio do mwenje, uma árvore selvagem através da qual se extrai a madeira que é usada para a produção das marimbas.
FOTO DAQUI

3 comentários:

Anónimo disse...

Que saudades do som mais belo do mundo e da coreografia fantástica que o acompanha.Que os deuses protejam Zavala e o seu povo que também já foi o meu.

Anónimo disse...

Quissico-Zavala...o meu coração ainda lá mora...por lá ficará!

Anónimo disse...

ola pessoal do meu coracao, zavala e meu, isto significa nosso gostaria tanto d ter participado no M'SAHO D 2011 como sempre mas nao deu, boa diversao para todos e nada d mais nem d menos a nao ser contribuir para o desenvolvimento da VILA