Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

domingo, 12 de outubro de 2008

FEIRA LITERÁRIA DEBATERÁ DIÁSPORA AFRICANA

A diáspora africana será um dos temas de um encontro literário que reunirá escritores lusófonos e de diversos países, em Pernambuco, em Novembro, entre 6 e 9 de Novembro, a 70 quilómetros de Recife, em Porto de Galinhas.
Segundo Lucila Nogueira, uma das organizadoras do evento, o encontro "Trilhas da Diáspora: Literatura na África e na América Latina" terá a participação de escritores de vários países, com destaque para os africanos lusófonos.
A programação do evento inclui discussões sobre o acordo ortográfico dos países de língua portuguesa e uma homenagem ao centenário da morte do escritor Machado de Assis (1839-1908).
Entre as razões para a escolha do tema da diáspora africana, está o facto de que a sede do evento foi assim foi baptizada justamente por se tratar de um antigo porto de tráfico de escravos.
Entre os países representados na sexta edição da Fliporto estão Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.
A lista de participantes inclui os angolanos José Eduardo Agualusa Artur Pestana, conhecido por Pepeleta, Paulina Chiziane, primeira mulher moçambicana a publicar um romance, e Marcelino dos Santos
Manuel Peles Neto, de São Tomé e Príncipe, José Manuel Esteves, de Cabo Verde, e Pedro Rosa Mendes, correspondente da Agência Lusa em Timor Leste, também vão participar do evento.
Os debates da sexta edição da Fliporto serão transmitidos ao vivo pela internet.Confira aqui

Sem comentários: