DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Activistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de Novembro tinha sido a data de execução de Zumbi -um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país - e estabeleceram-na como Dia Da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro. Aceda ao Museu Afro Brasil, aqui
Em entrevista ao Vermelho, o coordenador nacional da Unegro (União dos Negros pela Igualdade), Edson França, fala da unidade sobre seis bandeiras no Dia da Consciência Negra. Ele também comenta a amplitude das marchas de 2008: “O 20 de novembro não é apenas dos negros, mas dos brancos e de todos que lutam por um mundo sem racismo”. Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Olinda (PE) são algumas das cidades que realizarão marchas de rua nesta quinta (20).
1 comentário:
seu blog está me dando uma aula sobre os países de lingua portuguesa. Genial. Por isso, não me espanto de encontrar este post sobre meu país: você, realmente, está por dentro de tudo o que acontece nos países que falam o português. Aqui tenho aprendido demais. Como posso te agradecer???O meu mais sincero muito obrigada.
Enviar um comentário