Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 25 de setembro de 2010

ISRAEL E O TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO NUCLEAR

israel e asarmas nucleares

No encerramento da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), celebrada em Viena, a delegação iraniana destacou que Israel é o único Estado do Oriente Médio que não aderiu ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear o que representa uma "ameaça" para a estabilidade regional.

No último dia da reunião dos 151 membros da AIEA a maioria dos países-membros liderada pelos Estados Unidos votou contra um projecto de resolução para fazer Israel assinar o Tratado de Não-proliferação Nuclear (TNP).

Como é público, Israel não confirma nem desmente os relatórios de especialistas que o acusam de possuir amplo arsenal nuclear estimado em mais de 100 ogivas, sendo assim o único com tal armamento no Oriente Médio.

O Irão é signatário do TNP o que o impede de desenvolver armas nucleares, mas concede o direito de uso e desenvolvimento da tecnologia nuclear para fins pacíficos.

IMAGEM DAQUI

Sem comentários: